Eleições, redes sociais e o Supremo Tribunal Federal: a presença de ministros no Twitter
2 de Abril de 2024

Neste artigo debatemos o uso de mídias sociais por parte dos Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), tomando como base as publicações no Twitter realizada por esses atores, entre o início da campanha eleitoral (16/08/2022) e o momento posterior à invasão dos Três Poderes (31/01/2023). A pesquisa parte de estudo anterior, que identificou uma lacuna com relação a estudos sociológicos sobre a produção de conteúdo digital em mídias sociais realizada por magistrados e combinou metodologias quantitativas e qualitativas para análise do conteúdo dos posts do Twitter dos Ministros do STF (coletados até julho de 2022). O artigo apresenta a segunda etapa da pesquisa, que mantém a metodologia utilizada e expande o período temporal da análise.

Titulo em português
Plataforma
Twitter
Tipos de dataset
Tabular
Formato do Dataset
Brutos
Repositório
Autores
Pablo Emanuel Romero Almada (None), Mariana Celano de Souza Amaral (None), Maria Gorete Marques de Jesus (None)
Tipo de coleta
API
Ferramenta e Método de Coleta
Misto, API e manual.
Início da coleta
16 de Agosto de 2022
Final da coleta
31 de Janeiro de 2023
Procedimento de Reidratação
Classificação do Dataset
Ciências Sociais Aplicadas Comunicação Comunicação Política
Palavras-chave
Democracia, Eleições, Judiciário, Twitter
Data de criação
2 de Abril de 2024
Organizações Financiadoras
ABNT
Jesus, M., Amaral, M., Almada, P. Eleições, redes sociais e o Supremo Tribunal Federal: a presença de ministros no Twitter. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8368032
APA
Jesus, M., Amaral, M., Almada, P. (???). Eleições, redes sociais e o Supremo Tribunal Federal: a presença de ministros no Twitter. https://doi.org/10.5281/zenodo.8368032