Sistema de Indexação de conjuntos de dados de pesquisa de Internet

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) apresenta o sistema de indexação de conjuntos de dados de pesquisas de Internet, desenvolvido para agregar os metadados de conjuntos de dados gerados por pesquisadores e instituições de pesquisa brasileiros. O sistema organiza, classifica e simplifica o acesso a dados de pesquisas disponibilizados em repositórios de dados públicos, permitindo a rápida identificação de informações pertinentes.

Este sistema representa uma solução inovadora frente aos desafios enfrentados na localização e acesso a dados de pesquisa de Internet. Muitas vezes, pesquisadores encontram barreiras devido à dificuldade de acesso às APIs das plataformas digitais e à necessidade de emprego de programação computacional.

O sistema compreende uma plataforma digital para o registro, organização, categorização e recuperação de informações. Através dela, pesquisadores têm a possibilidade de buscar por conjuntos de dados que podem ser usados nas suas pesquisas, eliminando a necessidade de investir tempo e recursos significativos na coleta de dados.

TIPO DE CONJUNTOS DE DADOS

  • Dados públicos de plataformas de redes sociais (Facebook, Instagram, TikTok, etc.) e aplicativos de mensageria (dados de canais e grupos públicos de Telegram, grupos públicos do Discord);
  • Dados públicos de plataformas de vídeo e streaming (YouTube, Twitch, etc.)
  • Dados de buscadores da internet (Google, Bing, Google Trends, etc.)
  • Dados de sites de notícias
  • Dados agregadores de podcasts (Spotfy, Deezer, etc.)
  • Dados de sites e blogs

O usuário poderá:

  • Indexar seus dados de pesquisa
  • Buscar por dados de pesquisa indexados por outros pesquisadores

O sistema de indexação de conjuntos de dados de pesquisa de Internet abre novos caminhos para a pesquisa acadêmica no Brasil, enriquecendo e ampliando o acesso a bases de dados disponíveis e possibilitando acesso mais amplo à informação. Os registros dos conjuntos de dados são organizados de acordo com metadados específicos, a ferramenta se adapta à diversidade e especificidades dos dados digitais brasileiros, facilitando o acesso a dados para análises acadêmicas e outras investigações.